Olhares pelo Mundo

Avistados 15 pumas numa zona protegida na Colômbia

Os animais foram observados num corredor verde que liga dois sistemas montanhosos na região de La Guajira, a Norte do país.

Elisa Macedo

Ana Isabel Pinto

Os esforços de conservação desta e de outras espécies está a dar frutos na Colômbia. Um projeto que juntou autoridades, empresas privadas e a comunidade local levou à criação de um corredor biológico, conhecido como Wϋin-Manna, onde os 15 pumas foram avistados.

O Wϋin-Manna é uma extensa zona verde que liga dois poderosos sistemas montanhosos da região de La Guajira, a Serra Nevada de Santa Marta e a Serranía de Perijá. Foi nesta área que foram observados a percorrer esta ligação, nos últimos dois anos, 15 pumas, destes quatro foram avistados em 2024.

A informação foi divulgada este mês pelos responsáveis deste projeto, que explicam a forma como os animais foram observados.

"Neste sistema complexo verificámos que conseguimos recuperar as cadeias alimentares onde vivem pelo menos 15 pumas com um registro de 50 armadilhas fotográficas que fazem a monitorização constantemente da passagem da fauna neste corredor", esclarece Luís Mandriñan, Engenheiro do Ambiente.



A conservação do puma e de outras espécies é o objetivo principal que motivou a colaboração neste processo que visa a proteção da fauna e da flora da região de La Guajira, no extremo Norte da Colômbia.

"Estes felinos, assim como o jaguar, são ótimos indicadores do grau de conservação do território. Estes animais alimentam-se de fauna silvestre. A sua presença mostra-nos que temos uma boa conservação da diversidade no território", afirma o veterinário Germán Sànchez.

Com agência ENEX

Últimas