O huemul é uma das duas espécies de cervos nativos encontradas apenas nas florestas da Patagónia da Argentina e do Chile. O avistamento aconteceu em maio, durante uma expedição científica conduzida pela Rewilding Chile na área onde vai nascer o futuro Parque Nacional Cabo Froward, localizado no extremo sul do continente americano, informou um comunicado da fundação conservacionista, divulgado este mês.
O jovem huemul macho foi possivelmente deslocado por outro macho e estava em busca de novos territórios quando foi avisado e filmado, refere o comunicado.
"Esta filmagem aconteceu depois de mais de sete expedições, ainda não tínhamos tido a possibilidade de ter o registo de um huemul e de alguma forma esse jovem animal representa, digamos, é como a ponta do iceberg no sentido de que vem claramente de outra subpopulação presente na área.
Assim, de alguma forma, encoraja-nos, convida-nos a continuar a desenvolver esses esforços para identificar os núcleos e as áreas mais relevantes onde existem huemul, neste futuro parque nacional", explicou Cristian Saucedo, responsável da Fundação Rewilding Chile.
Huemuls adultos, também conhecidos como guemuls, podem atingir cerca de 1,50 metros de comprimento e entre 80 a 90 centímetros de altura. Pesam até 68 quilos, são herbívoros e vivem cerca de 14 anos.
Apesar de ter sido originalmente encontrado em áreas do centro do Chile, o huemul agora pode ser visto principalmente nas regiões mais ao sul de Aysén e Magalhães.
Atualmente restam menos de 1.500 destes animais, disse Cristian Saucedo, em entrevista à agência Reuters.