O condor dos Andes está criticamente ameaçado e em risco de extinção. Nos últimos anos houve um declínio da população, devido à perda de habitat, contaminação e envenenamento.
O condor dos Andes é uma das maiores aves voadoras do mundo, com uma envergadura de asas que ultrapassa os três metros. Habita na cordilheira andina e enfrenta desafios constantes. Falamos de uma ave necrófaga, que limpa ecossistemas ao alimentar-se de carcaças.
Muitas vezes são perseguidas, outras contaminadas, com altos níveis de chumbo no sangue. Várias foram vistas num dos maiores aterros sanitários do Chile, local de perigo para a saúde da espécie.
Ameaçados pela perda de habitat, os condores dos Andes são muitas vezes envenenados, o que tem levado a rápidos declínios populacionais nos últimos anos. Na Venezuela, por exemplo, já foram extintos.
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, estima-se que, no mundo, existam apenas 6.700 condores selvagens. Os veterinários chilenos apelam à cooperação internacional para a conservação da espécie.