Olhares pelo Mundo

Casas que poderão ser construídas na Lua estão a ser testadas no Texas

Uma impressora 3D gigante está a terminar o maior bairro impresso em três dimensões no Texas, Estados Unidos.

Catarina Solano de Almeida

Ana Isabel Pinto

Como qualquer impressora 3D, a impressora Vulcan constrói um objeto camada a camada. A grande diferença é que esta impressora da empresa norte-americana 3D ICON tem mais de 15 metros de largura, pesa 4,75 toneladas e imprime casas.

Este verão, a impressora Vulcan está a terminar as 100 casas impressas em 3D em Wolf Ranch, em Georgetown, Texas. A ICON diz que é o maior bairro impresso em 3D do mundo.

As primeiras paredes começaram a ser impressas em novembro de 2022. Em comparação com a construção tradicional, a empresa afirma que a impressão 3D de casas é mais rápida, mais barata, exige menos trabalhadores e minimiza o desperdício de materiais de construção.

“Isto traz muita eficiência ao mercado comercial. Em vez de cinco equipas diferentes para construir paredes, temos uma equipa e um robô”, disse à Reuters o gestor de projetos da ICON, Conner Jenkins.

Primeiro são misturados pó de betão, água, areia e outros aditivos que depois são introduzidos na impressora. Através de um bocal, a mistura de betão é colocada camada a camada ao longo de um percurso pré-programado. As casas térreas impressas em 3D demoram cerca de três semanas a terminar a impressão.

Só as paredes é que são impressas – as fundações e o telhado metálico são instalados pela Lennar, parceira do projeto. Um terceiro parceiro, o arquiteto Bjarke Ingels Group, desenhou os oito projetos que variam entre três a quatro quartos e 140 a 185 metros quadrados.

As paredes de betão em camadas são concebidas para serem resistentes à água, ao bolor, às térmitas e às condições meteorológicas extremas, garantiu Jenkins.

O que dizem os proprietários

O casal Lawrence Nourzad e Angela Hontas compraram uma casa Wolf Ranch impressa em 3D no início deste verão.

“Parece uma fortaleza. Estou confiante de que pode enfrentar tornados e ser bastante resistente”, disse Nourzad.

As paredes proporcionam um forte isolamento do calor do Texas, mantendo a temperatura interior fresca mesmo quando o ar condicionado não está no máximo, afirmou. No entanto, há outra coisa que as paredes impressas em 3D parecem proteger muito bem: uma ligação à Internet sem fios.

“Provavelmente é esse o maior problema que estamos a enfrentar, alguns pequenos problemas de ligação com Wi-Fi. São paredes muito fortes e espessas e é isso que acrescenta muito valor para nós, como proprietários da casa, e que a mantém muito bem isolada no verão do Texas, mas o sinal não é transferido muito bem através destas paredes", lamentou Nourzad.

As casas impressas em 3D em Wolf Ranch, chamadas “Coleção Genesis”, variam de preço entre os 450 mil e cerca de 600 mil dólares (411 mil euros a 550 mil euros).

Experiência para casas na Lua

A ICON tem planos para levar a sua tecnologia à Lua. No âmbito do programa de exploração Artemis, a NASA contratou a ICON para desenvolver um sistema capaz de construir plataformas de aterragem, abrigos e outras estruturas na superfície lunar.

"O Projeto Olympus é um sistema de construção no espaço em desenvolvimento para apoiar a futura exploração da Lua com a NASA e para projetos comerciais de construção lunar. O sistema de construção da Olympus está a ser concebido e desenvolvido para construir pistas de aterragem, estradas, estruturas não pressurizadas e habitats pressurizados".

Últimas