A emblemática guitarra Fender Stratocaster de 1961 do músico de rock e blues irlandês Rory Gallagher, descrita como "a Stratocaster mais reconhecível da história do rock" devido à sua aparência desgastada, será leiloada ainda este ano com um preço estimado de 1,18 milhões de euros.
Gallagher comprou a guitarra elétrica em 1963 por 100 libras a crédito na loja de música Crowley's, na cidade de Cork, no sul da Irlanda, e tocou-a ao longo de toda a sua carreira.
"Conhecido pelas suas performances ao vivo eletrizantes, esta foi a guitarra que ele usou no palco e em estúdio", explica Claire Tole-Moir, chefe do departamento de cultura popular da leiloeira Bonhams.
"Há também uma lenda que diz que esta é a primeira Fender Stratocaster que entrou na Irlanda. Portanto, é uma Fender importante, assim como uma guitarra importante de Rory Gallagher", acrescentou.
A Stratocaster, com um preço estimado entre 700.000 e 1 milhão de libras (828.104 - 1,18 milhões de euros), é o lote principal do leilão "The Rory Gallagher Collection", que terá lugar a 17 de outubro na Bonhams, em Londres, e contará com cerca de 150 itens, incluindo outras guitarras, amplificadores e acessórios.
Gallagher morreu em 1995, aos 47 anos, e os itens estão a ser vendidos pela sua família.
A sua Stratocaster foi exibida em várias exposições e tocada por outros guitarristas, como Joe Bonamassa e Johnny Marr.
"É considerada a Fender Stratocaster mais reconhecível do mundo devido à sua aparência invulgarmente desgastada, mas tem um aspeto realmente distinto, e toda a gente a associa ao Rory," diz Tole-Moir.
Os itens do leilão estarão em exibição durante vários dias na Bonhams de Londres a partir de 12 de outubro, com alguns destaques também em exibição em Nova Iorque e Los Angeles ainda este mês e em agosto.