Cultura

As quatro guitarras mais caras do mundo

No dia em que Mark Knopfler vai leiloar 120 guitarras e amplificadores na Christie's em Londres, nenhuma deverá alcançar o valor das quatro guitarras mais valiosas do mundo.

Kurt Cobain dos Nirvana nas gravações do MTV Unplugged, 1993.
Frank Micelotta Archive

Catarina Solano de Almeida

Dedilhadas por Kurt Cobain, David Gilmour e Eddie Van Halen, são estas as quatro guitarras mais caras da história dos leilões, no dia em que a estrela do Dire Straits, Mark Knopfler, vende 120 guitarras e amplificadores na Christie's em Londres.

Os instrumentos de Mark Knopfler não deverão alcançar os valores exorbitantes das guitarras mais valiosas do mundo.

A mais cobiçada é uma Gibson Les Paul Standard de 1959, avaliada entre 300.000 e 500.000 libras (entre 351 mil e 585 mil euros), uma guitarra que tem uma advertência para o comprador:

"Espécies ameaçadas/protegidas

Este lote contém material de espécies ameaçadas ou protegidas. Os potenciais compradores são informados de que vários países regulamentam a importação de lotes contendo materiais de espécies ameaçadas ou protegidas".

Guitarra Martin de Kurt Cobain, 6 milhões de dólares

É a guitarra mais valiosa do mundo, um recorde estabelecido em junho de 2020 quando foi vendida na casa de leilões Julien's por seis milhões de dólares, cerca de 5,5 milhões de euros.

A Martin D-18E foi tocada por Kurt Cobain na gravação do célebre concerto "Unplugged" dos Nirvana, em Nova Iorque a 18 de novembro de 1993.

É uma guitarra semiacústica de 1959 que cumpria regras do programa "Unplugged" do canal americano MTV, que exigia que os artistas convidados utilizassem apenas instrumentos acústicos ou semiacústicos.

O comprador foi o empresário australiano Peter Freedman, fundador da empresa de microfones Rode Microphones.

Guitarra Fender de Kurt Cobain, 4,7 milhões de dólares

A segunda guitarra da lista também pertencia à estrela do Nirvana: a Fender Mustang usada no video de "Smells Like Teen Spirit" em 1991.

Foi adquirida em maio de 2022, também na Julien's, por 4,7 milhões de dólares (4,3 milhões de euros) por Jim Irsay, dono do clube de futebol americano Indianapolis Colts e grande colecionador de guitarras.

Segundo Jim Irsay, a família Cobain doou parte dos lucros da venda à organização Kicking the Stigma, uma iniciativa de Jim Irsay para o alerta sobre doenças mentais. Kurt Cobain cometeu suicídio a 5 de abril de 1994.

Guitarra "Black Strat" de David Gilmour, 4 milhões de dólares

Vendida em junho de 2019 por 3,975 milhões de dólares (cerca de 3,6 milhões de euros), a Fender Stratocaster de David Gilmour, dos Pink Floyd, a "Black Strat", detinha o recorde de guitarra mais cara da época. Foi comprada pelo bilionário Jim Irsay..

A guitarra foi vendida num leilão da Christie's, que arrecadou 21,5 milhões de dólares em benefício da ONG ambientalista ClientEarth.

No mesmo dia, duas outras guitarras de David Gilmour ultrapassaram a marca de 1 milhão de dólares.

Guitarra Kramer de Eddie Van Halen, 3,9 milhões de dólares

Leiloado por 3,932 milhões de dólares (3,631 milhões de euros) em abril de 2023, a Kramer usado por Eddie Van Halen, fundador do grupo de mesmo nome, no vídeo de “Hot For Teacher” (1984) perdeu por pouco o pódio.

Segundo a casa de leilões Sotheby's, que organizou a venda, o luthier Paul Unkert equipou a guitarra com importantes inovações adaptadas à técnica de Eddie Van Halen.

Últimas