Olhares pelo Mundo

Anterior ao "Oetzi": descoberto esqueleto humano com cerca de 6.800 anos

Arqueólogos alemães encontraram na cidade de Eichendorf o esqueleto de um homem que viveu por volta de 4.800 a.C..

Elisa Macedo

Ana Isabel Pinto

O esqueleto foi descoberto durante obras de construção em meados de abril deste ano, mas o achado só foi oficialmente divulgado esta semana. Os moradores locais deram-lhe o nome de "Exinger", em referência a Exing, o bairro onde foi encontrado na cidade de Eichendorf, na Baixa Baviera, na Alemanha.

Os arqueólogos podem determinar a idade de um esqueleto principalmente a partir das peças de cerâmica usadas como bens funerários que, neste caso, permitem concluir que se tratava de um ancião e líder da aldeia.

Os bens funerários que foram encontrados indicam um determinado status, que naquela época precisava de ser adquirido e não podia ser herdado.

Segundo a antropóloga Chiara Girotto, o homem tinha cerca de 1,70 metros, uma altura pouco comum para a época. Devido ao estado do esqueleto, não é possível determinar exatamente quantos anos teria quando morreu. Os especialistas acreditam que seria um homem de meia-idade.

"Infelizmente, o esqueleto não está em boas condições. Foi gravemente danificado pela química do solo e é claro que não podemos fazer o tipo de declarações que podemos sobre um corpo mumificado como o famoso 'Oetzi'", disse o arqueólogo Florian Eibl em entrevista à agência Reuters.

O Homem do Gelo, também conhecido como "Oetzi", tem idade estimada em 5.300 anos e foi encontrado no gelo em extraordinário estado de conservação, por dois alpinistas, em 1991, nos Alpes, na fronteira austro-italiana.

Últimas