Olhares pelo Mundo

Jogos Olímpicos: Inteligência Artificial vai ajudar turistas em Paris

No metro da capital francesa, mais de 3.000 funcionários terão à disposição uma aplicação de tradução instantânea para auxiliar os milhões de visitantes que vão circular na cidade durante os Jogos Olímpicos.

Daniel Pascoal

Ana Isabel Pinto

Como posso chegar ao estádio? Qual é a estação mais próxima? A que horas parte o próximo metro? Perguntas que, durante os Jogos Olímpicos em Paris, poderão ser respondidas com a ajuda da Inteligência Artificial.

No metro da capital francesa, mais de 3.000 funcionários terão à disposição uma aplicação de tradução instantânea - chamada Tradivia - para auxiliar os milhões de visitantes que vão circular na cidade.

A aplicação é capaz de traduzir do francês para 16 línguas diferentes, incluindo mandarim, árabe e coreano.

"O nosso objetivo é que eles [os profissionais] estejam nas melhores condições e, portanto, possam falar com os visitantes no maior número de idiomas possível, pois ajudá-los a orientar-se em Paris é extremamente importante", diz Gregoire de Lasteyrie, representante da rede de transportes RATP.

A Tradivia está a ser testada em três linhas do metro de Paris, antes de ser alongada para toda a rede no verão. Para já, quem trabalha com a aplicação diz sentir-se mais seguro para ajudar os turistas.
“Já não temos o medo de pensar que não vamos conseguir passar a mensagem. Sabemos que, no que diz respeito às línguas, é só carregar e obtemos de imediato informações claras e precisas. Podemos ter a certeza de que o visitante sai satisfeito”, conta Raphael Gassete, trabalhador do Metro.
Paris espera receber 16 milhões de visitantes durante os Jogos Olímpicos, que se realizam entre 26 de julho e 11 de agosto.

O serviço de tradução instantânea vai continuar a ser usado na cidade após a competição.
Últimas