Olhares pelo Mundo

"Vamos receber o mundo na nossa mesa": Jogos Olímpicos já começaram... na cozinha

Preparar 40.000 refeições, todos os dias, para 15.000 atletas que vão participar nos Jogos Olímpicos. É esta a "tarefa colossal" da equipa liderada por Charles Guilloy, o chefe da cozinha da Aldeia Olímpica.

Daniel Pascoal

Ana Isabel Pinto

"É um verdadeiro desafio culinário e logístico", confessa o chefe Charles Guilloy, que encara a missão com responsabilidade e otimismo. Paris vai receber os Jogos Olímpicos entre 26 de julho e 11 de agosto, mas a ementa da Aldeia Olímpica já esta montada, com nada mais, nada menos do que 550 receitas.

Os números são mesmo de uma megaoperação, do mesmo tamanho da dimensão desportiva do evento: serão feitas, todos os dias, 40.000 refeições, exigindo que 40 toneladas de alimentos sejam cortados e cozinhados diariamente.
"Vamos receber o mundo na nossa mesa para os Jogos de Paris e por isso, para nós, é muito bom poder trabalhar neste tipo de evento (...) O nosso objetivo é ajudar no desempenho dos atletas", diz Charles, chefe executivo da Sodexo Live!, empresa contratada para os Jogos Olímpicos.
Na preparação das refeições, é necessário ter em conta as especificidades que existem entre os 15.000 participantes, para além dos rigorosos cuidados nutricionais que é exigido a todo atleta deste nível.
"Temos em conta as diferentes intolerâncias e alergias, as cozinhas étnicas, culturais e religiosas, juntamente com produtos sem glúten, sem lactose e, claro, halal e kosher. Tudo isto vai estar disponível na Vila Olímpica, para atender às necessidades dos atletas", explica o chefe.
Os Jogos de Paris vão receber 15.000 atletas, de 200 delegações, que fazem parte de 35 modalidades desportivas.
"Comem o pequeno-almoço, almoço, jantar, lanche noturno, antes de competir, antes de treinar, depois de competir... é um verdadeiro desafio culinário e logístico atender às necessidades nutricionais de um atleta de alto nível e respeitar seus hábitos alimentares".
A capital francesa espera receber 16 milhões de visitantes durante a competição.
Últimas