Mundo

Sismo de magnitude 6.2 sentido na Venezuela

O sismo teve epicentro a cerca de oito quilómetros de profundidade e a 24 quilómetros de distância da comunidade de Mene Grande, a 600 quilómetros de Caracas.

deliormanli

SIC Notícias

Um sismo de magnitude 6.2 na escala de Richter foi sentido, na noite de quarta-feira, na Venezuela, avança a agência Associated Press que cita o Serviço geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês).

O terramoto foi sentido, pela 18:20 locais, com maior intensidade no Noroeste do país sul-americano. De acordo com o serviço norte-americano, o epicentro foi a oito quilómetros de profundidade e a 24 quilómetros de distância da comunidade de Mene Grande, que fica a mais de 600 quilómetros da capital, Caracas.

Várias pessoas relataram à Agence France-Presse que sentiram o abalo nas cidades de Caracas e Maracaibo, esta última localizada a cerca de 150 quilómetros de Mene Grande.

O USGS prevê que 10 a 100 pessoas possam morrer na sequência do abalo de quarta-feira.

O governo da Venezuela não divulgou até agora informações sobre o terremoto, apesar de o Serviço Geológico da Colômbia ter anunciado também este sismo na rede social X.

E o Centro Sismológico do Chile ter alertado para um novo sismo de "magnitude 6,3 a 71 quilómetros a noroeste de Trujillo".

Segundo a Fundação Venezuelana de Investigações Científicas e Sismológicas (Funvisis), o epicentro esteve localizado a 26 quilómetros a sudeste da localidade de Bachaquero e a 49 quilómetros a sudeste de Lagunillas, na zona oeste do país.

"Fiquei nervosa"

Vários portugueses disseram telefonicamente à Agência Lusa que o sismo sentiu-se intensamente no centro de Caracas e que durou vários minutos.

"Fiquei nervosa, preocupada. Estava no computador e senti que a mesa estremecia e que as portas e os vidros das janelas vibraram. Apaguei o televisor e desci rápido pelas escadas, do 7.º andar até ao rés do chão. Enquanto descia, várias pessoas abriam as portas e cães ladravam constantemente", explicou uma portuguesa.

Residente em La Candelaria, Maria Severim, adiantou que está na Venezuela há mais de 40 anos e que sentiu vários sismos, mas que este percebeu-se que era "mais forte e longo".

De momento, não há informação oficial sobre eventuais danos materiais.

Mene Grande fica na costa oriental do Lago Maracaibo, uma área importante para a indústria petrolífera do país. A Venezuela possui as maiores reservas de petróleo comprovadas do mundo.

Com Lusa

Artigo atualizado às 01:03

Últimas