Mundo

Retrato de Biden substituído por uma caneta na nova instalação de Trump na Casa Branca

A controvérsia surge com a representação de Joe Biden por uma caneta automática, aludindo às críticas do presidente norte-americano sobre o uso destas pelo seu antecessor. Paralelamente, Trump tem realizado reformas no espaço exterior da Casa Branca, incluindo a remodelação do Rose Garden.

Twitter Casa Branca

Rafael Carvalho Ferreira

O presidente norte-americano, Donald Trump, inaugurou uma nova e controversa atração na Casa Branca: a chamada Calçada da Fama Presidencial. A instalação, situada na Ala Oeste, uma área visível do exterior, exibe retratos emoldurados a dourado de antigos presidentes dos Estados Unidos.

No entanto, um detalhe em particular chamou a atenção: em vez do retrato habitual, o ex-presidente Joe Biden é representado por uma imagem de uma caneta automática.

A iniciativa foi divulgada esta quarta-feira pela assistente especial de Trump, Margo Martin, através de um vídeo publicado na rede social X, em que se pode ver os retratos expostos ao longo da longa parede.

A escolha da imagem de Biden não é inocente. Donald Trump tem criticado reiteradamente o uso de canetas automáticas pelo seu antecessor, chegando mesmo a ordenar, em junho, uma investigação formal sobre o alegado uso destas para assinar documentos oficiais, insinuando que tal prática seria sinal de "declínio cognitivo".

Na altura, Joe Biden reagiu às acusações com firmeza: "Fui eu quem tomou as decisões durante a minha presidência. A ideia de que não o fiz é ridícula e falsa."

A decisão de substituir o retrato do ex-presidente norte-americano por uma caneta já tinha sido sugerida publicamente por Trump em entrevista ao Daily Caller, em que afirmou que nem todos os presidentes seriam tratados da mesma forma.

Questionado sobre como representaria Biden, respondeu: "Colocaremos uma foto da assinatura automática".

Twitter Casa Branca

Mudanças na Casa Branca, nem o Rose Garden escapa

Paralelamente, Trump tem levado a cabo uma série de reformas no espaço exterior da Casa Branca.

O Rose Garden foi remodelado em estilo pátio, com mármore, nova iluminação e sistema de som, inspirado na atmosfera de Mar-a-Lago, a sua residência na Florida. O espaço passou a ser apelidado de 'Rose Garden Club'.

A nova decoração deverá ser oficialmente apresentada num jantar reservado esta quarta-feira à noite, no qual Trump receberá membros do seu gabinete e altos funcionários da Casa Branca.

Últimas