São imagens divulgadas pelo departamento de defesa norte-americano. Há uma orientação geral desde à administração de Donald Trump para mostrar o que está a ser feito e como. Alguns imigrantes ilegais nos Estados Unidos estão a ser levados para os seus países de origem acorrentados, como se de prisioneiros se tratassem.
Donald Trump tem conseguido deportar ameaçando os países de origem com tarifas se não receberem aqueles que os Estados Unidos não querem. Mas a Colômbia que exigiu, pelo menos, que os colombianos deportados não viajassem nem em aviões militares, nem acorrentados parece ter conseguido o que queria.
Os norte-americanos assistem para já ao cumprimento das promessas feitas por quem elegeram mas em breve podem pagar um preço maior. As associações de construtores civis, agricultores e até a industria automóvel estão a ficar preocupados. Sem imigrantes, falta a mão-de-obra para o trabalho que os norte-americanos não querem ocupar.
A falta de imigrantes pode a curto prazo interromper a cadeia de produção de muitos alimentos nos Estados Unidos. Só no setor de carne, 40% dos trabalhadores são imigrantes, sendo que metade estão ilegais.
Se não houver nas prateleiras, os norte-americanos vão ter de importar, mas muito em breve com a aplicação de tarifas é provável que os preços subam.