Mundo

Imigrantes ilegais nos Estados Unidos da América começaram a ser deportados

O Conselheiro português na Califórnia antecipa poucas deportações na comunidade portuguesa.

SIC Notícias

Centenas de imigrantes ilegais nos Estados Unidos da América começaram a ser deportados para os países de origem. Ao Brasil e à Guatemala já chegaram vários voos. As imagens mostram os migrantes algemados e com os pés acorrentados.

Com as mãos algemadas e os pés acorrentados, foi desta forma que dezenas de migrantes saíram dos Estados Unidos com destino à Guatemala. As fotografias foram divulgadas pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no decorrer de dois voos de deportação. Cada um transportou cerca de 80 pessoas.

O mesmo aconteceu com mais de 88 brasileiros. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o primeiro voo de deportação com destino ao Brasil, que foi obrigado a fazer uma paragem de emergência em Manaus devido a problemas técnicos mostrou as condições em que os migrantes viajavam.

O Governo de Lula da Silva condenou a situação. Num comunicado, o Ministério da Justiça brasileiro ordenou às autoridades norte-americanas a retirada imediata das algemas dizendo tratar-se de um “flagrante desrespeito pelos direitos fundamentais”.

Últimas