Mundo

Imigrantes ilegais com medo de sair de casa face ao aumento de deportações nos Estados Unidos

O recém-nomeado secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, confirmou esta segunda-feira, ao assumir o cargo no Pentágono, que os militares continuarão a apoiar "expulsões em massa" de imigrantes ilegais.

Miguel Franco de Andrade

Nos Estados Unidos está a decorrer uma verdadeira caça aos migrantes. As deportações continuam para vários países sobretudo do continente americano. São ainda esperados vários decretos assinados por Donald Trump no domínio militar anunciados pelo polémico e recém nomeado secretário da Defesa.

Passou a justa no Senado e com a oposição de elementos do próprio partido republicano, a nomeação do apresentador da FOX News envolvido em escândalos sexuais agora secretario de Defesa a anunciar o fim de programas de diversidade e inclusão nas Forças Armadas e a reintegração de militares anti vacinas assinado por Donald Trump.

Na calha está ainda um escudo de defesa antiaérea, novos mísseis e a continuação da utilização de militares na deportação de migrantes dos Estados Unidos. Muitos temem sair de casa e serem detidos pelas autoridades norte-americanas.

Imagens mostram deportados brasileiros algemados e com os pés acorrentados

Vários países do continente americano já começaram a receber pessoas deportadas a começar pelo México.

A Colômbia acabou por ser utilizada como exemplo para o resto do continente. O país ainda opor-se à receção dos cidadãos deportados mas acabou por ceder após o governo norte-americano ter suspendido a emissão de vistos e ameaçado com as taxas aduaneiras aos produtos colombianos.

O mais recente decreto de Trump autoriza o regresso de membros da milícia de extrema-direita dos Oath Keepers, libertados recentemente da prisão, ao Capitólio contrariando a decisões dos tribunais.

Últimas