Mundo

Ataque Southport: jovem que matou três crianças condenado a pena mínima de 52 anos de prisão

O autor do ataque, Axel Rudakubana, de 18 anos, esfaqueou três crianças, incluindo uma lusodescente, numa aula de dança em Southport, no noroeste da Inglaterra no verão de 2024.

Temilade Adelaja

SIC Notícias

O caso remonta a 29 de Julho de 2024 quando Axel Rudakubana esfaqueou três crianças, incluindo uma lusodescente, em Southport, no noroeste da Inglaterra. Esta quinta-feira, quase meio ano depois, foi condenado a uma pena mínima de 52 anos de prisão.

Rudakubana recebeu 13 sentenças de prisão perpétua pelo ataque que provocou três mortos, três crianças entre os 6 e os 9 anos, e oito feridos.

Apesar de ter sido condenado por vários crimes violentos - e sendo ainda menor - o jovem conseguiu comprar, através da Amazon - uma faca dias antes do ataque. Segundo o The Guardian, Rudakubana utilizou um software de segurança de forma a esconder a identidade.

Criança portuguesa entre as vítimas do ataque

O autor do ataque, Axel Rudakubana, de 18 anos, nascido no País de Gales e filho de pais ruandeses, estava acusado do assassínio das três raparigas e da tentativa de assassínio de outras dez pessoas.

Três meninas, de 6, 7 e 9 anos, incluindo a portuguesa Alice da Silva Aguiar, foram mortas em julho do ano passado, em Southport, no noroeste de Inglaterra, durante uma aula de dança inspirada na estrela 'pop' norte-americana Taylor Swift, enquanto outras oito crianças e dois adultos ficaram feridos.

Os assassínios originaram violentos motins anti-imigração em Inglaterra e na Irlanda do Norte, após a difusão de rumores falsos nas redes sociais, que atribuíram a responsabilidade a um requerente de asilo.

Últimas