Mundo

Canárias são uma das portas de entrada de migrantes na Europa: quase 40 mil foram acolhidos até novembro

Estão a mudar as rotas de entrada, por via marítima, de migrantes, na União Europeia. As Canárias, por exemplo, acolheram até 15 de novembro, perto de 40 mil pessoas, mais 23% do que no mesmo período do ano passado.

Fernanda de Oliveira Ribeiro

Marisabel Neto

Em embarcações toscas, sem condições, desembarcam nas Canárias num estado de fragilidade evidente e os que sobrevivem garantem que vale a pena o sofrimento.

As Canárias são uma das portas de entrada na União Europeia, cada vez mais escolhida. Acolheram até 15 de novembro, perto de 40 mil migrantes, um aumento de mais de 23% do que no mesmo período do ano passado. As autoridades constatam ainda que a proveniência dos migrantes também está a mudar.

Quem os acolhe preocupa-se com os cuidados a prestar a esta comunidade e com o aumento do número de mortes ocorridas nestas travessias.

O aumento e concentração de imigrantes ilegais no arquipélago, já levaram o primeiro-ministro Pedro Sánchez a prometer facilitar a integração. Mas nem todos os residentes do arquipélago aceitam o argumento e até já manifestaram o desagrado num protesto, no final de outubro.

Últimas