Mundo

Ataque israelita ao Irão foi "anunciado com antecipação"

O correspondente da SIC, Henrique Cymerman, está em Telavive, em Israel, onde dá conta de mais pormenores sobre o ataque israelita desta madrugada ao Irão.

Henrique Cymerman

SIC Notícias

Israel atacou, na noite passada, uma série de alvos militares no Irão em resposta à ofensiva de 1 de outubro. Teerão garante que vai retaliar.

Dezenas de países muçulmanos já condenaram os bombardeamentos e acusam Telavive de ser o único responsável pela escalada da violência no Médio Oriente.

A partir de Telavive, o correspondente da SIC apresenta mais pormenores sobre o ataque israelita desta madrugada ao Irão. Henrique Cymerman explica que o ataque israelita ao Irão foi “anunciado com antecipação”.

Já este sábado, soaram as sirenes de alarme no norte de Israel e foram intercetados pelo menos dois mísseis, que terão sido disparados a partir do Líbano.

Israel declarou hoje ter efetuado ataques "precisos e dirigidos" contra locais de fabrico de mísseis, baterias de mísseis terra-ar e outros sistemas aéreos em várias regiões do Irão. A série de ataques de retaliação ao bombardeamento iraniano de 1 de outubro "terminou e a missão foi cumprida", declarou o exército, em comunicado.

Os aviões militares "atingiram locais de produção de mísseis (...) que o Irão tem vindo a disparar contra o Estado de Israel há um ano. Estes mísseis constituíam uma ameaça direta e imediata para os cidadãos de Israel", indicou.

O exército também efetuou ataques contra "baterias de mísseis terra-ar e outros sistemas aéreos".

Últimas