Os Estados Unidos advertiram Benjamin Netanyahu de que podem parar a transferência de armas para Israel, se a ajuda humanitária a Gaza permanecer bloqueada.
O aviso dos EUA a Israel "é sinal de uma preocupação, mas este aviso da Casa Branca nestes termos com ameaça velada de suspensão de venda de armas ou de entrega de armas chega tarde a más horas".
"No fundo há aqui uma dose considerável de hipocrisia, mas se é efetivamente para tentar fazer com que Israel cumpra o direito internacional humanitário, aí sim podemos dizer que mais vale tarde do que nunca".
Presidente ucraniano apresenta em Bruxelas o plano de Vitória contra a Rússia
Zelensky apresenta esta quinta-feira o "plano de vitória" que pretende pôr fim à guerra, há muito discutido e já dado a conhecer a Joe Biden e a vários líderes europeus, mas apenas as linhas gerais e somente aos líderes parlamentares.
"Isto acontece no momento em que nada corre bem a Zelensky, ou seja, a situação no terreno é profundamente desfavorável para os ucranianos".
No Congresso americano continua a haver quem aposte na continuação da guerra e na continuação do apoio militar à Ucrânia e quer que a Ucrânia consiga atingir os seus objetivos por esta via.
"Mas o tempo está a correr contra a Ucrânia e é um momento claramente decisivo. Tudo está relacionado com as eleições americanas, Donald Trump não dará à Ucrânia o mesmo apoio que tem acontecido com a Administração Biden".