Mundo

Qual a capacidade militar do Irão?

Manuel Poêjo Torres, comentador da SIC, analisa a capacidade militar de Teerão, na eventualidade de se concretizar o prometido ataque a Telavive.

SIC Notícias

A retaliação iraniana sobre Israel é esperada a qualquer momento. Como é que o Irão poderá vir a atacar alvos israelitas, como Telavive? Manuel Poêjo Torres, comentador da SIC, ajuda a perceber qual a capacidade militar iraniana. Israel diz estar atento a todas as movimentações do Irão e garante que está pronto para se defender.

“O Irão tem uma ordem de batalha vasta e isso quer dizer que tem capacidades e plataformas vastas à sua disposição. Pode atacar Israel de múltiplas formas. É óbvio que as distâncias são muito grandes. Estamos a falar de uma distância entre Londres e Roma (…) Isso obriga o Irão a explorar diferentes tipos de rotas, essas rotas e são os vetores balísticos, são diferentes dependente do objetivo”, começa por explicar.

Manuel Poêjo Torres esclarece que o objetivo do Irão é utilizar a surpresa para conseguir atingir os seus alvos.

“Uma das formas de o fazer é utilizando, por exemplo, este tipo de míssil, o Shahab 3, é um míssil de longo curso. É um míssil com uma capacidade de atingir diretamente a Israel e existem às centenas no Irão”.

O comentador da SIC dá conta ainda de uma panóplia de mísseis e drones de que o Irão dispõe e que podem constituir maior preocupação para Telavive.

Sobre o míssil Iron Dome e a capacidade defensiva de Israel, Manuel Poêjo Torres afirma: "O Iron Dome é um milagre tecnológico que permite ao Estado de Israel defender-se deste tipo de ameaças, mas não é infalível e não protege contra todas as ameaças, existem falhas dentro do sistema porque nenhum sistema é verdadeiramente fiável".

O comentador da SIC sublinha a capacidade dos drones iranianos, como o Mohajer 10, apresentado há cerca de 2 anos, ou o Fotros, com uma capacidade de alcance de quase 2.000 quilómetros, pode levar até 6 mísseis guiados, o que possibilita chegar a um raio perto de Israel, lançar os seus mísseis e depois aterrar numa zona segura.

Últimas