Mundo

Dia de extrema violência no Médio Oriente: 10 mortos em ataque nos Montes Golã, mais de 50 mortos em Gaza

Este sábado está a ser um dia de extrema violência no Médio Oriente. Pelo menos 10 pessoas morreram num ataque à região ocupada por Israel nos Montes Golã. No mesmo dia, a ofensiva israelita em Gaza tirou a vida a mais de 50 pessoas. Alertamos para a violência das imagens.

João Nuno Assunção

Um dos ataques mais violentos aconteceu numa cidade no centro de Gaza. As autoridades palestinianas garantem que o alvo foi uma escola usada como abrigo, avançando que entre as vítimas há pelo menos 15 crianças. Israel rejeita essa versão e assegura ter atingido um centro de comando do Hamas.

No sul de Gaza, Khan Younis foi também atingida por um violento ataque. A Defesa Civil palestiniana garante que desde segunda-feira os ataques israelitas à cidade já tiraram a vida a cerca de 170 pessoas.

Este sábado, fica também marcado por um ataque fatal à região ocupada por Israel nos Montes Golã. Telavive garante que o projétil foi disparado a partir do Líbano e acusa o Hezbollah. O grupo radical xiita, que apoia a causa palestiniana, rejeita qualquer responsabilidade.

Cessar-fogo em Gaza negociado este domingo em Roma

Esta ação deverá motivar uma nova escalada de tensão e ameaçar a ronda de negociações que está marcada para este domingo em Roma. Delegações egípcias, norte-americanas, cataris e israelitas são esperadas em Itália para negociações sobre uma trégua na guerra em Gaza.

O Cairo insiste "na necessidade de o acordo exigir um cessar-fogo imediato e garantir a entrada de ajuda humanitária em Gaza" e "garantir a liberdade de circulação dos cidadãos de Gaza e uma retirada completa do ponto de passagem de Rafah", na fronteira entre o Egito e o território palestiniano, segundo a mesma fonte.

O Egito, o Qatar e os Estados Unidos lideram há meses esforços para negociar uma trégua na guerra entre Israel e o Hamas, associada a uma troca de reféns detidos na Faixa de Gaza e de palestinianos detidos em prisões israelitas.

As discussões recentes centraram-se num quadro apresentado no final de maio pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, que disse ser uma proposta israelita. A reunião de domingo decorrerá numa altura em que as relações entre Israel e o Governo norte-americano estão sob tensão, com os EUA a pressionarem para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, devastada por mais de nove meses de guerra.

Últimas