Mundo

Roupas, chaves e até uma melancia: Qual o significado dos símbolos da Palestina?

Na SIC Notícias, Maria João Tomás explica o significado desses objetos que os manifestantes pró-Palestina levaram para as ruas nos Estados Unidos, onde esteve o primeiro-ministro israelita.

Maria João Tomás

O primeiro-ministro israelita termina esta sexta-feira a visita aos Estados Unidos. Depois das reuniões com Joe Biden e Kamala Harris, Benjamin Netanyahu encontrou-se com Donald Trump em Washigton, onde foi recebido com protestos. Nas manifestações, vários símbolos de apoio à Palestina ganharam destaque.

Na SIC Notícias, Maria João Tomás explicou o significado desses objetos - como a chave, a roupa, os acessórios e até a melancia - que os manifestantes levaram para as ruas.

“São histórias tristes, mas bonitas, histórias de resistência”, diz a comentadora da SIC. Um dos símbolos mais marcantes (e inusitados para quem não conhece a história) é, certamente, a fruta.

“Em 1967, quando começa a Guerra dos Seis Dias e ocupam a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e o Sinai, fica proibido ao povo palestino exibir a sua bandeira. Até as cores da bandeira eram proibidas, inclusive em obras de artes. Assim, a melancia, que tem as cores da Palestina, começou a ser usada como símbolo sem que fosse preciso usar a bandeira”, conta Maria João Tomás.

Já a chave “significa as casas que tiveram de abandonar no dia seguinte a constituição do Estado de Israel”, que nasceu a 14 de maio de 1948, tendo a simbologia de que “um dia terão direito a voltar às suas casas”.

Últimas