Mundo

Meteorologia incerta na Europa: Espanha e Grécia com temperaturas de 45ºC, Suíça com chuva e trovoada

A esperança no verão comum da Europa diminui. Enquanto alguns países, como Grécia e Espanha as previsões apontam para temperaturas extremas de 45ºC, na Bélgica, na Alemanha e na Suíça não é bem assim.

Francisca Carrapatoso

Jorge Costa

A Europa continua a ser afetada pelas alterações climáticas. Na Bélgica, foi emitido o alerta laranja devido à chuva e ao vento forte. Em Espanha, aproxima-se o aumento da temperatura.

Na Bélgica, depois dos dias de chuva e queda de granizo, foi emitido o alerta laranja devido ao vento forte. Pode atingir os 90 quilómetros por hora.

Com o receio do número elevado de ocorrências, o Ministério do Interior criou uma linha de emergência para a intervenção dos bombeiros não urgentes. É o caso de queda de árvores ou casas destruídas.

Na Alemanha, as temperaturas mínimas vão descer. Ainda assim, a chuva vai abrandar e as máximas vão chegar aos 28 graus.

Na Suíça, os dias de sol e calor permaneceram no início da semana, mas estão previstos aguaceiros e trovoada para os próximos dias.

A esperança no verão comum da Europa diminui. Ainda assim, nalguns países, já foram registadas temperaturas muito elevadas.

Na Grécia, há risco de incêndio e calor extremo. A maior parte das cidades vão estar acima dos 40 graus. No Norte do país, a temperatura vai atingir os 45.

Em Espanha, os fenómenos extremos causados pelas alterações climáticas deram tréguas. Entre Sevilha e Málaga, as temperaturas elevadas poderão atingir os 46 graus. O calor não afasta quem parte para as férias de verão, mesmo com os alertas de segurança e saúde emitidos pelas autoridades.

Últimas