País

Céu está (e vai continuar) cinzento de Norte a Sul, só duas regiões escapam

Se está de férias, as notícias sobre as previsões meteorológicas não são animadoras, excepto se estiver no interior do Baixo Alentejo ou no sotavento algarvio. Caso contrário, prepare-se para períodos de chuva e uma descida da temperatura máxima no interior Norte e Centro.

By Eve Livesey/Getty Imagens

Ana Lemos

O verão está tímido e cinzento. Esta terça-feira, o céu está não só muito nublado como estão previstos períodos de chuva que, ainda assim, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), serão “menos prováveis” a partir da tarde. Também as temperaturas deixam a desejar, estando até prevista uma descida da máxima no interior.

Tempo para umas férias quentes só mesmo em duas regiões: no interior do Baixo Alentejo ou no sotavento algarvio (de Loulé a Vila Real de Santo António).

Nos próximos dias, nas regiões Norte e Centro, segundo as previsões do IPMA, o céu vai estar em geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca a norte do Baixo Alentejo. Já o vento soprará "fraco a moderado (até 25 km/h) de sul/sudoeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas até ao início da manhã".

Um cenário que não varia muito nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto e que deverá manter-se até à próxima quinta-feira, dia 11.

Só a partir do final da semana é que o estado do tempo vai voltar a mudar e o céu apresentar-se “pouco nublado ou limpo”, como se impõe para umas merecidas férias.

Apesar do cinzento do céu, as temperaturas estão e manter-se-ão amenas, ainda que as máximas sejam mais baixas no Litoral - entre os 18º em Braga e os 25º em Sagres -, do que no Interior - onde são esperados 25º em Bragança e 31 em Beja. Ainda assim, a partir desta quarta-feira e até ao final da semana, os termómetros vão subir ligeiramente.

Últimas