O verão está tímido e cinzento. Esta terça-feira, o céu está não só muito nublado como estão previstos períodos de chuva que, ainda assim, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), serão “menos prováveis” a partir da tarde. Também as temperaturas deixam a desejar, estando até prevista uma descida da máxima no interior.
Tempo para umas férias quentes só mesmo em duas regiões: no interior do Baixo Alentejo ou no sotavento algarvio (de Loulé a Vila Real de Santo António).
Nos próximos dias, nas regiões Norte e Centro, segundo as previsões do IPMA, o céu vai estar em geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca a norte do Baixo Alentejo. Já o vento soprará "fraco a moderado (até 25 km/h) de sul/sudoeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas até ao início da manhã".
Um cenário que não varia muito nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto e que deverá manter-se até à próxima quinta-feira, dia 11.
Só a partir do final da semana é que o estado do tempo vai voltar a mudar e o céu apresentar-se “pouco nublado ou limpo”, como se impõe para umas merecidas férias.
Apesar do cinzento do céu, as temperaturas estão e manter-se-ão amenas, ainda que as máximas sejam mais baixas no Litoral - entre os 18º em Braga e os 25º em Sagres -, do que no Interior - onde são esperados 25º em Bragança e 31 em Beja. Ainda assim, a partir desta quarta-feira e até ao final da semana, os termómetros vão subir ligeiramente.