Mundo

Chuvas intensas e deslizamentos de terra estão a afetar a China e o México

A China debate-se com chuvas intensas, deslizamento de terras e inundações. O México também enfrenta mais um fim de semana de mau tempo.

Fernanda de Oliveira Ribeiro

A água no maior lago da China, o lago Poyang, subiu acima dos níveis de alerta. A chuva intensa que não tem cessado, causou as piores inundações do ano e obrigou ao encerramento de estradas e vedou o acesso a algumas populações.

Como consequência, as terras cedem e os deslizamentos estão a ser um dos obstáculos que as equipas de limpeza, que estão no terreno há dias, estão a enfrentar. Vilas e campos agrícolas estão completamente submersos. O governo chinês já disponibilizou, entretanto, quase 300 milhões de euros em fundos para apoiar a recuperação.

No México, o mau tempo também tem obrigado os habitantes de algumas zonas do país a estarem em alerta. A torrente de lama que resulta da chuva torrencial, vai destruindo tudo por onde passa e não há mãos que cheguem para tamanha tarefa de limpeza.

"Está tudo alagado. Está tudo cheio de lama. Os vizinhos estão a ajudar-se uns aos outros a tirar a lama. E para evitar que a água entre, as pessoas puseram várias coisas, aquilo que tinham à mão (...) e felizmente já temos a Guarda Nacional a ajudar-nos porque a verdade é que ontem estava pior. Agora, está melhor e felizmente, estamos vivos ", conta uma habitante local.

A região de Chalco foi uma das mais atingidas.

Estamos mais uma vez aqui, na entrada do bairro Villas de Sant Martin, que foi afetado pelas cheias causadas pela subida das águas do rio Maravillas, que faz parte da cidade de San Martin Cuautlalpan. Neste caso, em relação ao nível da água, já não temos água, já só resta a lama. Foram afetadas cerca de oito ruas, que estão a ser alvo de intervenção por parte das brigadas de Chalco e da Guarda Nacional", conta Edgar Villalpando, responsável pelos serviços públicos de Chalco.

A América Central está a ser atingida por uma tempestade tropical e a aflição vai continuar. A meteorologia prevê chuvas fortes, durante este fim de semana.

Últimas