Um grupo de manifestantes franceses entrou este domingo em confrontos com as autoridades franceses, em Paris, França, após as primeiras projeções das eleições legislativas, que dão vitória à esquerda.
A galeria de imagens mostra os momentos de tensão que se viveram na capital francesa, com vários focos de incêndio da via pública e a destruição de montras.
O momento foi também captado pelo correspondente da SIC em França, Guilherme Monteiro, que contou que foi um grupo autointitulado antifascista que provocou o caos.
A polícia de intervenção rápida foi obrigada a reagir, lançando gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes, que, em resposta, atiraram garrafas de vidro e petardos na direção das forças de segurança.
A coligação de esquerda Nova Frente Popular venceu a segunda volta das legislativas em França, sem maioria absoluta, mantendo assim em aberto a formação do novo Governo.
Segundo os resultados atualizados até ao momento, a aliança de esquerda (que junta socialistas, ecologistas e comunistas e é liderada pela França Insubmissa, partido de esquerda radical de Jean-Luc Mélenchon) assegura 182 lugares na Assembleia Nacional, enquanto a aliança centrista do Presidente Emmanuel Macron segue em segundo lugar, com 168 lugares.
A grande derrotada da noite foi a extrema-direita de Marine Le Pen, que tinha vencido a primeira volta das legislativas. A União Nacional caiu da liderança para um terceiro lugar, com a conquista de 143 lugares.
Com este resultado, nenhum dos partidos vai assegurar os 289 lugares necessários para uma maioria absoluta no Parlamento francês, dos 577 lugares disponíveis.