Antigamente, os seres humanos andavam descalços. No entanto, em algum momento da nossa história, os primeiros sapatos foram criados com o objetivo de proteger os pés em terrenos acidentados. Mas quando isso aconteceu exatamente?
Já vários foram os exemplares encontrados. Na Arménia, por exemplo, foram descobertos sapatos de couro criados há 5.500 anos; em Espanha, sandálias feitas de esparto com 6.200 anos; ou até no Missouri (EUA) calçado com 8.300 anos. No entanto, a mais recente investigação confirma que, até ao momento, os sapatos mais antigos têm mais de 10 mil anos.
Foi na gruta de Fort Rock, localizada no centro de Oregon, nos EUA, que foram encontrados os pares de sapatos mais antigos do mundo. Este local tem sido escavado desde 1938 e os arqueólogos já descobriram várias sandálias feitas de casca de artemísia e outras fibras.
"A proteção contra lesões e contra extremos de temperatura" foram dois dos motivos foram dois dos motivos para a criação de calçado na época, explicou Charles Helm, investigador da Universidade Nelson Mandela, na África do Sul, à revista Live Science.
De acordo com vários estudos, os primeiros calçados eram, geralmente, feitos a partir de peles de animais, fibras de plantas e outros materiais que se degradam ao longo do tempo, dificultando, por isso, a sua preservação e descoberta nos dias de hoje.