Mundo

Grande vitória do Partido Trabalhista no Reino Unido, indicam sondagens à boca da urna

Keir Starmer é o grande vencedor da noite. As projeções dão uma vitória esmagadora ao líder trabalhista, que consegue pôr fim a 14 anos dos conservadores no poder. Os resultados oficiais só deverão ser conhecidos durante a madrugada.

Suzanne Plunkett

Ana Luísa Monteiro

O Partido Trabalhista conseguiu uma vitória esmagadora nas eleições do Reino Unido, indicam as sondagens à boca da urna, tornadas públicas às 22:00 horas desta quinta-feira. Será a maior derrota dos conservadores desde o início do século XX.

Keir Starmer será o próximo primeiro-ministro britânico, colocando um ponto final aos 14 anos do Partido Conservador, de Rishi Sunak, no poder. As projeções indicam que os trabalhistas conseguiram 410 lugares no parlamento - são necessários 326 deputados para a maioria absoluta.



As projeções apontam para uma derrota histórica do partido de Sunak, que ficou em segundo lugar, e que corre o risco de passar de 346 lugares na Câmara dos Comuns para 131, o pior resultado eleitoral da história do Partido Conservador. Em terceiro, ficaram os Liberais Democratas, que terão conseguido 61 assentos parlamentares, à frente daquela que foi a surpresa da noite. O Reform UK, partido da direita radical de Nigel Farage, entra pela primeira vez no Parlamento e, ao que indicam as sondagens, terá conseguido 13 lugares.

Os resultados oficiais deverão ser conhecidos esta madrugada. Em caso de maioria absoluta, o Rei Carlos III dará posse ao novo primeiro-ministro já esta sexta-feira

Nas últimas seis eleições, apenas uma sondagem à boca da urna apresentou resultados errados: aconteceu em 2015, quando os conservadores conseguiram uma maioria nas eleições, enquanto a sondagem indicava, inicialmente, um Parlamento dividido.

Sunak surpreendeu quando decidiu convocar eleições mais cedo do que o previsto, em maio. Nessa altura, as sondagens já apontavam para uma vitória folgada dos trabalhistas. O líder conservador, e ainda primeiro-ministro, contava com uma recuperação em tempo de campanha, que nunca chegou a acontecer.

Quem é Keir Starmer?

Keir Starmer foi criado num subúrbio a sul de Londres, no seio de uma família com fortes inclinações políticas de esquerda. A mãe era enfermeira e o pai um operário especializado. Aos 16 anos, Starmer iniciou-se na juventude trabalhista, vindo depois a tornar-se o primeiro da família a concluir o Ensino Superior, em Direito.

Como advogado, Starmer dedicou-se a processos relacionados com os Direitos Humanos e, ao longo dos anos, subiu na carreira, tornando-se procurador, conselheiro da Rainha e recebendo o título de Sir, que raramente usa.

Entrou no Parlamento sob a liderança de Ed Miliband. Posteriormente, serviu como ministro-sombra de Jeremy Corbyn, e assumiu a liderança do partido após uma derrota eleitoral contra Boris Johnson durante a pandemia. Após os resultados eleitorais insatisfatórios e a popularidade dos adversários, Starmer quase foi forçado a renunciar à liderança dos trabalhistas, mas uma série de escândalos nos governos conservadores, incluindo a saída de Boris Johnson e a breve liderança de Liz Truss, reacenderam as esperanças do Partido Trabalhista, afastado do poder por mais de 14 anos.

Últimas