Mundo

Joe Biden garante que "ninguém o vai empurrar para fora da corrida presidencial" mas será que convence?

O debate que colocou Joe Biden e Donald Trump num frente-a-frente, na semana passada, continua na ordem do dia. Depois de ter dito que a sua fraca prestação se deveu ao "cansaço", o atual Presidente dos Estados Unidos garantiu que "ninguém o vai empurrar para fora da corrida presidencial e está na corrida até ao fim".

Marco Bello

Mariana Jerónimo

Na última semana, a permanência de Joe Biden na corrida presidencial à Casa Branca tem dado que falar - pelos piores motivos. O debate contra Donald Trump ditou aquilo que poderá vir a ser uma campanha eleitoral "infernal" e difícil de levar avante por parte do candidato democrata. A especulação em redor do seu estado de saúde e a sua capacidade para governar os Estados Unidos tem afetado a "coerência" de Joe Biden, mas este garante que "está na corrida até ao fim".

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, veio a público desmentir que Joe Biden ponderava desistir da candidatura.A notícia terá sido avançada pelo The New York Times e acabou por se tornar numa “bola de neve” à base de rumores e especulações.

Ainda assim, a Casa Branca reconhece as dificuldades do presidente, depois da sua prestação no debate com Donald Trump. O candidato democrata gaguejou grande parte do tempo e não conseguiu desafiar o seu opositor.

Este "burburinho" dentro e fora da Casa Branca não tem sido benéfico para o atual presidente que tenta agora "tranquilizar" o seu eleitorado.

Ficar ou não ficar? Eis a questão que faz Biden tremer

Mas a principal questão permanece. Terá o democrata capacidade para assumir uma recandidatura e lutar contra Donald Trump?

A maioria dos norte-americanos acredita que não. O Conselho Editorial do Boston Globe defende que o maior risco está em permitir que Joe Biden se mantenha como líder do Partido Democrata e acrescenta que “a confiança da nação foi abalada”.

Várias sondagens têm sido divulgadas na sequência do debate “desastroso” para Biden e “vantajoso” para Trump. Enquanto o candidato republicano vai caminhando em direção a um possível regresso ao poder, já o democrata vê-se “traído” pela sua própria família política.

Um em cada três democratas acredita que este deveria colocar um ponto final na sua recandidatura, de acordo com uma sondagem da Reuters/Ipsos.

A sua primeira entrevista pós-debate está marcada para esta sexta-feira e será transmitida pelo canal ABC News. A primeira parte será divulgada ainda na sexta-feira e as partes restantes serão exibidas no sábado e domingo.

Últimas