Mundo

Descoberta misteriosa estrutura na Grécia (de construção meticulosa) com mais de 4 mil anos

Rituais, que envolveram comida, vinho e oferendas, ou funções religiosas. São duas hipóteses para o passado da grande estrutura de pedra descoberta em escavações num local destinado à construção de um aeroporto. O Governo grego diz que, perante o achado, vai procurar uma nova localização para o aeroporto.

Uncredited

Rita Rogado

Foi encontrada em Creta, na Grécia, uma (misteriosa) estrutura circular com 4000 anos. O achado está a ameaçar a construção de um aeroporto previsto para 2027. Os arqueólogos dizem estar surpreendidos e intrigados com a descoberta.

É um grande edifício de pedra redondo que tem cerca de 4000 anos. Visto de cima, parece uma enorme roda de um carro. No total, são 1800 metros quadrados de labirinto. É cercado por oito paredes de pedra com 1,7 metros de altura. Lá dentro, numa construção que se revela meticulosa, há espaços divididos e interligados.

Pertencia à civilização Minoica, que surgiu na idade do bronze grega, e terá sido usada, sobretudo, entre 2000 e 1700 a.C, na mesma altura em que foram construídos palácios suntuosos em Creta, como o de Cnossos.

O misterioso edifício foi descoberto em escavações recentes no topo de uma colina em Creta, a maior e mais populosa ilha da Grécia.

Para já, os arqueólogos não têm certezas em relação ao uso da estrutura. Especialistas especulam que seria usada para rituais ou funções religiosas. Neste momento, ainda está em processo de escavações.

O Governo grego descarta que tenha sido utilizada para habitação. Em comunicado, citado pela agência Associated Press (AP), adianta que os achados incluem uma "grande quantidade" de ossos de animais.

"Pode ter sido usado para cerimónias, possivelmente rituais, que envolveram comida, vinho e talvez oferendas", acrescenta o comunicado.

O local onde foi encontrada tinha sido destinado à construção do novo aeroporto, perto da cidade de Kastelli, que deve substituir o segundo maior aeroporto da Grécia, o de Heraklion. A inauguração do aeroporto está prevista para 2027 e prevê-se que receba anualmente 18 milhões de pessoas.

De acordo com a Associated Press, o Ministério da Cultura da Grécia diz que é uma descoberta "única e extremamente interessante" da civilização Minoica de Creta.

Lina Mendoni, arqueóloga e ministra da Cultura, prometeu, diz a AP, que o achado vai ser preservado e que vão procurar um novo local para o aeroporto.

Últimas