Um deslizamento de terras no Equador fez, pelo menos, seis mortos e 19 feridos, tendo deixado 30 pessoas desaparecidas, no domingo (dia 16 de junho), de acordo com informações avançadas pelas autoridades locais e citadas pela agência Reuters.
A Secretaria Equatoriana de Gestão de Riscos divulgou um comunicado onde dá conta que o deslizamento de terras "de grande magnitude" ocorreu no centro do país, mais concretamente na cidade de Banos de Agua Santa, a cerca de 130 quilómetros de Quito, a capital da nação sul-americana.
"A minha solidariedade com todas as famílias afetadas", escreveu Roberto Luque, ministro de Obras Públicas do Equador, na rede social X.
Uma tempestade de grandes dimensões causada por baixa pressão atingiu partes da América Central e Sul, no domingo, deixando vários países em alerta para o risco de deslizamento de terras, quedas de rochas e inundações.
Também em El Salvador, a agência de Proteção Civil local declarou alerta vermelho devidos às fortes chuvas que caíram sobre o país. Já na Gautemala, várias companhias aéreas foram obrigadas a desviar diversos voos devido às condições meteorológicas, informou o Ministério das Comunicações, Infraestruturas e Habitação do país.