Mundo

Europa dividida entre chuvas torrenciais e calor extremo

O clima na Europa divide-se entre países, como Espanha, que estão a ser alvo de chuvas torrenciais e países como a Grécia, onde cenário é o aposto devido ao calor extremo. As altas temperaturas obrigam a que sejam tomadas diversas medidas urgentes.

SIC Notícias

Ana Paula Almeida

Ricardo Piano

Nos últimos dias, a Europa divide-se entre países com chuvas torrenciais e outros em que o calor extremo impossibilita os habitantes de saírem à rua.

Em Espanha, estes dias estão a ser marcados por ventos muito fortes e chuvas torrenciais. Com autoestradas a transbordar, cheias de lama, automobilistas preocupados e os carros a transitar com dificuldade, como aconteceu em Múrcia.

Na conhecida ilha de Palma de Maiorca, um destino turístico bastante concorrido nesta época do ano, a elevada precipitação fez com que grande parte da cidade fosse inundada, incluindo o aeroporto, o que obrigou ao cancelamento de inúmeros voos.

Com o inesperado alagamento das pistas, dos acessos e parques de estacionamento, milhares de passageiros tiveram mesmo que ficar em terra.

Calor extremo afeta Grécia, um país que todos os anos é fustigado pelos incêndios  

Não muito longe de Espanha, o cenário é completamente diferente. Na Grécia, as temperaturas muito elevadas já levaram as autoridades a encerrar escolas e monumentos famosos, como a Acrópole, devido à onda de calor, pouco habitual para o mês de Junho.

Em várias regiões prevê-se que os termómetros atinjam os 43º Celsius, o que faz aumentar o risco de incêndios florestais para os próximos dias. A população já foi aconselhada a permanecer em casa, para evitar o agravamento de problemas respiratórios e cardíacos.

Últimas