A Bélgica e a Ucrânia assinaram esta terça-feira um acordo bilateral de segurança, que inclui o envio de 30 caças F-16 para território ucraniano e um pacote de ajuda de pelo menos 977 milhões de euros.
O acordo foi assinado durante a visita do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Bruxelas, onde se encontrou com o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo.
"O documento inclui pelo menos 977 milhões de euros em ajuda militar belga à Ucrânia este ano, bem como o compromisso da Bélgica em fornecer apoio ao longo da vigência de 10 anos do acordo", adiantou Zelensky, numa publicação nas redes sociais.
De acordo com a agência Reuters, que cita a ministra dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Hadja Lahbib, o envio dos 30 caças vai acontecer faseadamente, até 2028, com a primeira entrega a ser feita já este ano.
F-16 não podem ser usados para atacar território russo
O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, esclareceu mais tarde que os 30 caças F-16 que o país vai disponibilizar à Ucrânia até 2028 só podem ser utilizados para os ucranianos defenderem o seu território.
"Está tudo muito claro no acordo que assinámos, os caças F-16 são para utilizar pelas forças de defesa da Ucrânia para utilizar no território da Ucrânia", disse Alexander De Croo, em conferência de imprensa conjunta com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Bruxelas.
Alexander De Croo defendeu que os ucranianos "precisam das ferramentas certas para defender a população contra a agressão brutal" perpetrada pela Rússia nos últimos dois anos.
Mas advogou que os países que apoiam a Ucrânia têm de ir mais longe, numa altura em que as tropas russas estão a reocupar posições na região de Kharkiv, que a Ucrânia tinha conseguido reconquistar em setembro de 2022.
"Tem de ser feito mais, melhor de uma maneira mais célere", referiu, apontando para a aprovação do 14.º pacote de sanções contra Moscovo ainda durante a presidência belga do Conselho da União Europeia (UE), até 30 de junho.
O primeiro-ministro belga acrescentou que apesar de o primeiro F-16 só chegar no final do ano, até lá a Bélgica vai auxiliar o país com a instrução de pilotos e mecânicos.
A visita de Zelensky à Bélgica acontece no mesmo dia em que o Presidente ucraniano viaja para Portugal, onde se vai encontrar com o primeiro-ministro Luís Montenegro e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Em Portugal, deverá também assinar um acordo de cooperação bilateral para 10 anos.
Com Lusa