John Alfred Tinniswood, o ‘novo’ homem mais velho do mundo segundo o Guinness, revela que o segredo para ter uma vida longa é a sorte, a moderação e comer o prato típico inglês fish and chips (peixe com batatas fritas) todas as sextas-feiras.
Depois do recordista venezuelano Juan Vicente Pérez ter morrido este mês, aos 114 anos, o inglês de 111 anos passou a ser detentor do título do Guinness World Records de homem mais velho do mundo.
Segundo a agência noticiosa AP, John Tinniswood recebeu o certificado do Guinness na casa de repouso onde vive em Southport, Inglaterra, na passada quinta-feira.
O homem de 111 anos nasceu em Liverpool, a 26 de agosto de 1912, e foi contabilista. Viveu as duas guerras mundiais, tendo, na segunda, servido no Royal Army Pay Corps.
John refere que a moderação é a chave para uma vida saudável. Nunca fumou, raramente bebe e não segue qualquer dieta especial, exceto fish and chips uma vez por semana.
“Se beber demais, comer demais ou andar demais - se fizer alguma coisa demais - vai acabar por sofrer”, disse o inglês ao Guinness World Records.
Acrescenta ainda que, em última análise, viver tanto tempo “é pura sorte. Ou se vive muito ou pouco, e não há muito que se possa fazer a esse respeito.”
A mulher mais velha mundo e a pessoa viva mais velha é a espanhola Maria Branyas Morera que tem 117 anos.