Mundo

Cadela da Califórnia desaparecida há 9 meses encontrada a mais de 3.200 km de casa

A cadela foi resgatada pela polícia, que contactou um grupo de bem-estar animal. A associação descobriu que Mishka tinha um chip de identidade implantado, com informações sobre os seus donos.

Corinne Martin via AP

Lusa

Uma cadela que estava desaparecida em San Diego, Califórnia, desde o verão, apareceu a mais de 3.200 quilómetros de distância de casa, nos subúrbios da cidade norte-americana de Detroit, Michigan.

A polícia de Harper Woods respondeu na semana passada a uma chamada para uma cadela abandonada. Após resgatar o animal, contactou um grupo de bem-estar animal, noticiou esta quinta-feira a agência Associated Press (AP).

A Sociedade de Adoção de Animais de Grosse Pointe contou que descobriu rapidamente que a cadela, chamada Mishka, tinha um chip de identidade implantado, com informações sobre os seus donos.

Mehrad Houman e a sua família moram em San Diego, mas planeavam viajar para Minnesota quando receberam a chamada.

Depois de aterrar no Minnesota, Houman conduziu 10 horas até Michigan, para o reencontro com Mishka, frisou o grupo de adoção numa publicação na rede social Facebook acompanhada com fotos e vídeo.

"Esta é uma história que Hollywood adoraria contar", frisou a associação.

Mishka saiu do local de trabalho de Houman, uma oficina mecânica, em julho e nunca mais voltou. A coleira desta cadela tinha o número de telefone da família.

"Achamos que foi roubada e depois vendida e acabou em Michigan", destacou Corinne Martin, diretora do grupo de bem-estar animal.

A mulher de Houman, Elizabeth, realçou que esta foi "uma jornada incrível".

"Nunca desisti. Coloquei mais de mil panfletos. Eu tinha um panfleto no para-brisas traseiro. Eu levava a coleira dela sempre que a procurava. Agora eu só quero descobrir como chegou ao Michigan", salientou.

A veterinária Nancy Pillsbury examinou Mishka, de três anos, deu-lhe uma vacina contra a raiva e autorizou-a a viajar para casa, na Califórnia.

"Estava limpa e bem alimentada. Quem quer que a tenha cuidado, tratou bem dela", garantiu Pillsbury à AP. "Como é que chegou aqui? Essa é uma história que só Mishka conhece", acrescentou.

Últimas