Mundo

Hamas quer cessar-fogo permanente e saída total de Israel de Gaza para aceitar acordo

Um dirigente do Hamas pronunciou-se sobre o acordo de cessar-fogo um dia depois de o Governo israelita ter anunciado que apresentou uma nova proposta.

Dawoud Abu Alkas

SIC Notícias

Lusa

O Hamas advertiu esta quarta-feira que não renunciará às suas exigências de um cessar-fogo "permanente" e à retirada "completa" das tropas israelitas da Faixa de Gaza para chegar a um acordo de paz.

"Continuamos empenhados nas nossas exigências", sublinhou Ismaïl Haniyeh, num discurso proferido no Dia de Jerusalém, no qual apelou ao regresso de "todas as pessoas deslocadas", à entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza e ao fim do "bloqueio".

Citado pela Al-Jazeera, o dirigente do Hamas disse que está também a tentar chegar a um acordo "honroso" para a troca de reféns por prisioneiros.

As palavras de Haniyeh surgem um dia depois de o Governo israelita ter anunciado que apresentou uma nova proposta.

Israel apela a uma "ação enérgica" dos mediadores para avançar, apesar de as recentes tentativas de diálogo terem fracassado.

Últimas