A cirurgia abdominal realizada em janeiro revelou o que muitos especulavam. Depois de várias manchetes e da publicação de fotografias editadas, Catherine Middleton anunciou que tem cancro.
Apesar de não especificar o cancro diagnosticado, alguns médicos oncologistas explicam que o tratamento leva tempo.
A notícia faz manchete em todos os jornais ingleses, que dedicam páginas inteiras à doença da princesa de Gales. Em título, destacam o choque que atingiu a família real.
À distância ou através de comunicados, somam-se as mensagens de apoio dos líderes políticos mundiais. O primeiro-ministro do Reino Unido deixou uma mensagem de força, mas lançou críticas pelo escrutínio das últimas semanas.
O selecionador inglês, Gareth Southgate, lembrou a proximidade da equipa com a família real. Também Harry e Meghan desejam uma rápida recuperação a Kate.
A viver um momento igualmente delicado, o Rei Carlos III manifestou total solidariedade com a nora. Este ano, o Rei e a princesa de Gales passaram um período juntos no hospital, após as operações que aconteceram a mesma altura. Os dois diagnósticos de cancro foram anunciados com um mês e meio de diferença.