Mundo

"Desculpem o atraso": livro devolvido a biblioteca 37 anos depois de ser requisitado

A biblioteca não tem nenhuma pista sobre quem devolveu o livro, no entanto, o livro fazia-se acompanhar de uma mensagem surpreendente.

SIC Notícias

Um leitor anónimo, e possivelmente muito distraído, devolveu um livro 37 anos depois de ser requisitado.

O acontecimento insólito aconteceu no Colorado, nos Estados Unidos e a obra intitulada de 'Psychedelics' ('Psicadélicos', na tradução portuguesa) é da autoria de Bernard Aaronson e terá sido publicada em 1970.

O livro deveria ter sido devolvido em 30 de maio de 1987, no entanto só foi devolvido agora, em março de 2024, quase 37 anos depois de ser requisitado na Biblioteca e Centro Cultural de Riversid.

A história verdadeiramente insólita foi partilhada nas redes sociais pelo Distrito da Biblioteca de High Plains.

"Foi devolvido à Biblioteca e Centro Cultural de Riverside... na semana passada. 13.437 dias de atraso! Ou seja, 36 anos, 9 meses e 13 dias de atraso", pode ler se na publicação.

A biblioteca não tem nenhuma pista sobre quem devolveu o livro, no entanto, o livro fazia-se acompanhar de uma mensagem surpreendente.

"Desculpem o atraso!!!", dizia uma nota, que foi colocada no meio do livro. "Tem sido uma longa e estranha viagem!!!", acrescentava.

Na publicação feita no Facebook, o Distrito da Biblioteca de High Plains brincou com a situação, e depois de relembrar que nessa altura os 'Guns N' Roses' ainda estavam a uns meses de lançar 'Appetite for Destruction' e que Lionel Messi não era nascido, deixou uma oferta em formato de desafio.

"Se alguém conseguir bater o recorde atual de 13.437 dias, oferecemos uma amnistia total para a devolução segura dos artigos. No entanto, não estou a encorajá-lo a verificar algo hoje e a regressar tarde o suficiente para bater o recorde, que seria... 1 de janeiro de 2061. Estaremos fechados no dia de Ano Novo. Provavelmente. Talvez. Em 2061, quem sabe?"´.

Últimas