Várias são as obras que já surgiram em todo o mundo, sobretudo no Reino Unido, assinadas por Banksy, mas o verdadeiro nome do artista continua a ser uma incógnita. Ainda assim, dentro em breve o artista poderá ser obrigado a revelar a sua identidade, se uma contestação sobre uma impressão da falecida Rainha Isabel II, retratada como um primata adornado com jóias, acabar em tribunal.
Dois colecionadores de arte instauraram ações legais contra a empresa do artista, a Pest Control, após Banksy ter recusado revelar a autenticidade da obra “Monkey Queen”.
Nicky Katz e Ray Howse estão há três anos a tentar obter uma resposta, e mostram agora estar a perder a paciência sobre ao caso e processaram a empresa do artista por “violação do contrato”.
De acordo com o site de Banksy, o artista afirma que emitirá um certificado de autenticidade para “pinturas, gravuras, esculturas e outras tentativas de criatividade”.
Banksy, conhecido pelas suas imagens baseadas em estêncil - material plano e fino, que permite imprimir e reproduzir algo numa superfície através das aberturas ou cortes que se preenchem com tinta -, descreve-se como um “vândalo de qualidade”, ridicularizando figuras de autoridade através de obras de arte em locais públicos.
A lista de suspeitos aumenta
A verdadeira identidade de Banksy tem sido um mistério entre o público há décadas. Robert Del Naja do Massive Attack, Jamie Hewlett do Gorillaz e Neil Buchanan, ex-apresentador do Art Attack da TV , são todas as celebridades suspeitas de poder ser o artista.
Banksy, o conhecido artista urbano, afinal nem sempre escondeu o seu primeiro nome. Durante um episódio extra do podcast The Banksy Story, da BBC foi divulgada uma entrevista em que o próprio divulgou que se chama Robbie.
Para além da teoria mais forte é do artista chamar-se Robert Del Naja, ainda em 2008, o Daily Mail dizia ter a certeza que Banksy na verdade se chamava Robin Gunningham.