O Presidente dos Estados Unidos disse esta quinta-feira que o tiroteio na fila da ajuda alimentar em Gaza vai complicar as negociações de um cessar-fogo.
Joe Biden disse que há versões contraditórias sobre o que aconteceu num local onde estava a haver ajuda prestada aos cidadãos de Gaza e que os Estados Unidos vão investigar o que aconteceu.
"Estava no telefone com as pessoas na região e estamos só a averiguar neste momento o que aconteceu. Há duas versões sobre o que aconteceu que se contrariam. Não tenho uma resposta ainda", esclareceu.
Depois, um repórter pergunta se esta situação irá complicar as negociações para um cessar-fogo, ao qual Joe Biden responde "eu sei que vai".
Estava previsto a concretização de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas na próxima segunda-feira.
O Hamas acusa as forças israelitas de dispararem contra centenas de pessoas que esperavam por ajuda alimentar na faixa de Gaza. As autoridades falam num massacre que provocou mais de 100 mortos e pelo menos 250 feridos.
As autoridades locais dizem que mais de 70 pessoas morreram e pelo menos 250 ficaram feridas. Israel diz que não tem qualquer informação sobre qualquer ataque naquela zona.
Este ataque terá ocorrido poucas horas depois do secretário da Defesa dos Estados Unidos ter frisado ao homólogo israelita a necessidade urgente de garantir mais ajuda humanitária a Gaza.