Mundo

Aos 81 anos, Biden ainda está "apto para o trabalho", revelam médicos

O Presidente dos EUA realizou na passada quarta-feira exames de rotina, que indicam que continua em condições de executar as funções de Presidente. Contudo, recusou-se a realizar um exame cognitivo.

Evan Vucci/AP

SIC Notícias

Depois de ter realizado, na passada quarta-feira, os exames de rotina anuais, os resultados confirmam que Joe Biden continua "apto para o trabalho", deitando por terra as dúvidas da sua capacidade governativa criadas pela oposição republicana.

"Joe Biden é um homem de 81 anos saudável, ativo e robusto, que continua apto para executar com sucesso as função de presidência", indicou o Dr. Kevin O'Connor, depois de concluídos os exames, que decorreram no Walter Reed National Medical Centre e duraram mais de duas e horas e meia.

O médico indica ainda que os novos exames físicos não indicam nada de preocupante, depois de, no ano passado, ter tido uma "pequena" lesão cancerígena removida da pele.

Contudo, Biden não foi submetido a um exame cognitivo. Além de se ter recusado a realizá-lo, os médicos que o acompanham também consideraram não haver necessidade, alegando que “faz exames todos os dias”.

"Ele faz um teste cognitivo todos os dias. Todos os dias ele fala de vários tópicos, mostrando um grande entendimento sobre os temas", afirmou Jean-Pierre. "Este é um trabalho bastante rigoroso, e o Presidente tem sido capaz de fazer o seu trabalho todos os dias nos últimos três anos".

O democrata concorre a um segundo mandato, enfrentando, provavelmente, o ex-Presidente Donald Trump, de 77 anos

Últimas