Mundo

Funeral de Alexei Navalny realiza-se no dia 1 de março

A cerimónia fúnebre do líder da oposição russa acontecerá em Moscovo, anunciou o porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh.

BENOIT TESSIER

SIC Notícias

O funeral de Alexei Navalny, opositor de Vladimir Putin que morreu no passado dia 16, realiza-se em Moscovo, capital da Rússia, no próximo dia 1 de março, sexta-feira.

O anúncio foi feito por Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny, na rede social X.

“Por favor, compareçam com antecedência. O funeral realizar-se-á no cemitério de Borisovskoye”, informa.

O círculo próximo de Alexei Navalny tinha admitido, na terça-feira, que estava a enfrentar dificuldades em encontrar um local para organizar uma homenagem em Moscovo, após contactar sem êxito "a maioria" das funerárias e espaços da capital russa.

"Alguns dizem que o local está reservado, outros recusam-se a deixar que mencionemos o apelido 'Navalny'. Num sítio, disseram-nos que as agências funerárias estavam proibidas de trabalhar connosco", relatou a porta-voz na sua conta da rede social X.

Alexei Navalny morreu a 16 de fevereiro na prisão do Ártico para onde tinha sido transferido em dezembro para cumprir uma pena de 19 anos de reclusão. As autoridades russas atribuíram a sua morte a "causas naturais", mas a equipa da figura de proa da oposição russa culpa o Governo e, em particular, o Presidente russo, Vladimir Putin.

A família de Navalny conseguiu por fim recuperar o seu corpo no sábado, dia 24 de fevereiro, mas não se sabe ainda quando e onde será sepultado.A mãe afirmou que a tinham ameaçado de que deixariam os restos mortais do filho na própria prisão se ela não cumprisse as exigências das autoridades.

Com Lusa

Últimas