Mundo

Advogado de Navalny detido em Moscovo

No passado dia 16, o opositor político de Putin morreu numa prisão do Ártico para onde tinha sido transferido em dezembro para cumprir uma pena de 19 anos de reclusão.

MAXIM SHEMETOV / REUTERS

SIC Notícias

O advogado que representou Alexei Navalny e acompanhou a mãe do opositor político de Putin na semana passada na luta pela recuperação do corpo, foi detido esta terça-feira, em Moscovo.

Segundo meios de comunicação social russos citados pela BBC, o advogado, Vasily Dubkov, foi detido por "atentar contra a ordem pública", mas as autoridades russas ainda não confirmaram a detenção.

Em outubro de 2023, outros advogados de Navalny, Vadim Kobzev, Igor Sergunin e Aleksei Lipster foram detidos sob a acusação de "extremismo".

A estranha morte de Navalny

Alexei Navalny morreu a 16 de fevereiro na prisão do Ártico para onde tinha sido transferido em dezembro para cumprir uma pena de 19 anos de reclusão.

As autoridades russas atribuíram a sua morte a "causas naturais", mas a equipa da figura de proa da oposição russa culpa o Governo e, em particular, o Presidente russo, Vladimir Putin.

A família de Navalny conseguiu por fim recuperar o seu corpo no sábado, dia 24 de fevereiro, mas não se sabe ainda quando e onde será sepultado.

A mãe afirmou que a tinham ameaçado de que deixariam os restos mortais do filho na própria prisão se ela não cumprisse as exigências das autoridades.

Com Agências

Últimas