Mundo

Envio de tropas de UE e NATO causaria escalada do conflito, diz Vaticano

Os líderes europeus concordaram em avançar para "uma economia de guerra" para ajudar a Ucrânia a combater a invasão russa, e Macron não excluiu até o envio de tropas, se necessário, para alcançar esse objetivo.

Rafiq Maqbool

SIC Notícias

Lusa

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, advertiu, nesta terça-feira, de que o envio de tropas europeias ou da NATO para a Ucrânia causaria "a escalada do conflito que sempre se tentou evitar".

O cardeal italiano reagiu assim à sugestão de tal possibilidade, verbalizada na segunda-feira pelo Presidente da República francês, Emmanuel Macron.

"Seria a escalada que sempre temos tentado evitar desde o princípio, um cenário que não diria apocalíptico, mas decerto aterrador", declarou Parolin à margem de um evento.

Durante um jantar em Paris na segunda-feira, líderes europeus reunidos no Palácio do Eliseu concordaram em avançar para "uma economia de guerra" para ajudar a Ucrânia a combater a invasão russa, e Macron não excluiu até o envio de tropas, se necessário, para alcançar esse objetivo.

"A derrota da Rússia é indispensável para a segurança e a estabilidade da Europa", disse o chefe de Estado francês numa conferência de imprensa, na qual não descartou um eventual envio de soldados para a Ucrânia no futuro.

Últimas