Assinalam-se dois anos da invasão russa da Ucrânia. Desde então, a Rússia conquistou ou perdeu partes do território ucraniano.
No total, contatando com a Crimeia que foi anexada em 2014 pela Rússia e com estes últimos anos, a Rússia ocupa 20% da Ucrânia.
“A Rússia controla, Luhangsk, Donetsk, Zaporíjia e Kherson, são as quatro regiões que oficialmente ocupou, anexou em 30 de setembro de 2022”.
Germano Almeida explica que já chegou a ser mais território ucraniano porque a Rússia, nos primeiros meses de guerra, chegou a ocupar grande parte do Oblast de Kharkiv, a nordeste, que, depois na contraofensiva ucraniana do Verão de 2002, a Ucrânia recuperou bem como uma parte em Kherson, na margem esquerda do Rio Dnipro.
Desde 24 de fevereiro de 22 que a Rússia tentou ocupar outros pontos em toda a Ucrânia, tentou tomar Kiev e não conseguiu e frequentemente bombardeia Odessa.
“Ou seja, embora seja uma percentagem bastante significativa, a verdade é que, dois anos depois, está longe de se confirmar a ideia de que a Rússia ia ocupar a Ucrânia”.