Mundo

Blinken visita o Médio Oriente pela quinta vez na esperança de alcançar um acordo entre Israel e Hamas

O anterior acordo permitiu em novembro libertar reféns em troca de prisioneiros. Dois meses mais tarde, teme-se que já possam ter morrido até 30 por cento dos cerca de 130 reféns que permanecem em Gaza.

Miguel Franco de Andrade

Na Faixa de Gaza, os ataques das forças israelitas concentraram-se esta terça-feira no sul, em Khan Younis e Rafah, onde há mais de um milhão de pessoas deslocadas. Também esta terça-feira, aterrou em Israel o Presidente da Argentina, com promessas de apoio ao Governo de Netanyahu.

A esperança de voltar a alcançar um acordo entre Israel e o Hamas surge na quinta visita do secretário de Estado norte-americano ao Médio Oriente desde o 7 de outubro.

O Hamas terá respondido positivamente mas com alguns comentários e insistido num cessar-fogo “abrangente e completo”.

O anterior acordo permitiu em novembro passado libertar reféns em troca de prisioneiros. Dois meses mais tarde, teme-se que já possam ter morrido até 30 por cento dos cerca de 130 reféns que permanecem em Gaza.

Naquela região, as autoridades reportam a morte de mais de 100 pessoas nas últimas 24 horas sobretudo no sul, entre Khan Younis e Rafah. Em quase quatro meses de conflito, terão morrido em Gaza 11 500 crianças.

Últimas