Mundo

"Albergue sagrado": freiras remodelam convento para apartamentos Airbnb

A incursão destas irmãs no mercado de arrendamento começou há alguns meses, depois de terem decidido procurar oportunidades de ganhar dinheiro para além dos doces caseiros que vendem à porta de casa.

Convento de Santa Maria de Jesus, em Sevilha

SIC Notícias

É em Sevilha, no sul de Espanha, que uma congregação de freiras promete “luz e tranquilidade” a quem quiser desfrutar de descanso num convento, agora convertido em alojamentos Airbnb à disposição de qualquer pessoa.

O edifício palco desta mudança é o Convento de Santa Maria de Jesus, do século XVI, onde vive uma comunidade de freiras da Ordem de Santa Clara, em clausura.

A incursão destas irmãs no mercado de arrendamento começou há alguns meses, depois de terem decidido procurar oportunidades de ganhar dinheiro para além dos doces caseiros que vendem à porta de casa.

"Não queríamos entrar diretamente na gestão dos apartamentos porque não é esse o nosso modo de vida", contou a Irmã María José ao jornal El País.

Embora tivessem inicialmente planeado um arrendamento a longo prazo do apartamento, mudaram de ideias ao concluírem que o arrendamento a curto prazo seria provavelmente a sua melhor aposta.

“Trazem-nos um rendimento que nos ajuda a viver, mas não queríamos que fosse à custa da nossa vocação, e é por isso que pedimos a outra pessoa que assumisse a gestão.”

Atualmente são Javier Bernal e o seu sócio Luis Bidón que fazem a gestão do imóvel.

"Entrámos em contacto com elas no verão passado, depois de uma pessoa que comprava os doces [conventuais] nos ter dito que estavam interessadas em utilizar alguns dos quartos que lá tinham como apartamentos turísticos. Então fomos perguntar-lhes", conta Javier Bernal ao mesmo jornal.

Ambas as partes chegaram a um acordo, com um contrato de um ano, com quartos disponíveis para arrendamento e um preço entre 90 e 180 euros, para uma estadia mínima de duas noites.

"Até agora, têm sido sobretudo [estrangeiros], mas é verdade que a percentagem de espanhóis é maior do que é habitual neste tipo de imóveis", acrescentou Javier Bernal ao contar que nos primeiros dois meses de aluguer foram mais os visitantes estrangeiros do que espanhóis.

Últimas