Mundo

Bloqueio de agricultores franceses está cada vez mais perto de Paris

O correspondente da SIC em França encontra-se num local, a cerca de 20 quilómetros da capital francesa, onde a polícia já colocou dois veículos blindados para impedir o avanço dos manifestantes.

Guilherme Monteiro

SIC Notícias

Está a crescer por toda a Europa o protesto dos agricultores. Em França, várias estradas que dão acesso a Paris continuam bloqueadas, numa denúncia pelos problemas do setor.

O correspondente da SIC em Paris, Guilherme Monteiro, explica que o bloqueio por parte dos agricultores está cada vez mais próximo de Paris. Nos subúrbios da capital francesa, em Chilly-Mazarin, a Guarda Nacional já mobilizou dois blindados para um troço da Autoestrada 6.

O jornalista da SIC destaca ainda que existe um outro local que merece a atenção das autoridades. Os agricultores ameaçam bloquear o Mercado Internacional de Rungis, um dos maiores mercados de produtos frescos da Europa, se não tiverem mais respostas do Governo.

As autoridades têm permitido o bloqueio de autoestradas, mas garantem que não irão permitir que os manifestantes bloqueiam os mercados e os aeroportos de Paris, numa altura em que o crescente descontentamento por parte dos agricultores é notório.

O ministro da Agricultura francês desloca-se esta quarta-feira a Bruxelas, onde vai reunir com o comissário europeu da agricultura de forma a dar avanço a temas importantes, como a reforma da Política Agrícola Comum para alterar uma das medidas mais polémicas que foi recentemente introduzida: a de deixar 4% dos terrenos em pousio para preservar a biodiversidade.

Os agricultores franceses também contestam fortemente as muitas regras de controlo de pesticidas, que não existem nos países vizinhos.

Últimas