O exército israelita disse este domingo ter transferido para fundos estatais cerca de 3,7 milhões de euros encontrados em instalações na Faixa de Gaza associadas ao grupo islamita Hamas, que controla o enclave desde 2007.
"As Forças de Defesa de Israel confiscaram os fundos [no valor de 15 milhões de shekels israelitas] em vários locais, incluindo o quartel-general do Hamas e os escritórios onde trabalhavam indivíduos perseguidos e associados ao Hamas", declarou o Ministério da Defesa em comunicado.
Para além dos shekels, foram também recuperados "um milhão de dólares, bem como dinheiro iraquiano, dinares jordanos e libras egípcias", refere a mesma nota.
Desde o início do conflito em Gaza, na sequência do ataque do Hamas de 7 de outubro, que matou cerca de 1.140 pessoas, as tropas israelitas dizem ter apreendido mais de 20 milhões de shekels (cerca de 4,8 milhões de euros) em redutos jihadistas.
O exército israelita anunciou este domingo a descoberta de um grande túnel sob Khan Younis, no sul do país, onde foram encontradas provas de que alguns dos 240 reféns capturados em Israel em 7 de outubro tinham sido escondidos nesse local.
A guerra em Gaza assinala este domingo 107 dias de ofensiva, com um total de 25.105 mortos, incluindo cerca de 9.000 combatentes, segundo os números do próprio exército israelita, e mais de 62.600 feridos, de acordo com os últimos números divulgados no domingo pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.