Mundo

Em que países europeus encontramos os Presidentes "mais pobres"?

Um estudo analisou os salários dos Presidentes e chefes de Estado de 31 países na Europa e comparou-os com o salários médio da população. Saiba onde estão os cinco governantes "mais pobres" e os "mais ricos". E Marcelo que lugar ocupa?

Klaus Vedfelt

Rita Rogado

Marcelo Rebelo de Sousa é o oitavo Presidente europeu que ganha mais em comparação com o salário médio da população. A conclusão é de um estudo da Slot.Day que analisou os ordenados dos chefes de Estado da Europa em 2023, comparou-os com os salários dos contribuintes e fez as contas.

Os da Eslovénia, Ucrânia e Sérvia são os que menos recebem. No polo aposto estão os Presidentes da Bulgária, Eslováquia e Irlanda.

Os chefes de Estado na Europa ganham, em média, 103.200 euros brutos por ano, quatro vezes mais do que o salário médio do país. Por hora, são 49,62 euros. Mas estes números são apenas uma média entre os 31 países que têm um Presidente como chefe de Estado.

De fora ficaram a Rússia e a Bielorrússia, que têm os salários Presidenciais desatualizados, as 12 monarquias e San Marino, que tem dois capitães regentes. Ora vejamos, com mais pormenor, os "mais pobres" e “mais ricos”.

A Slot.Day analisou os salários médios brutos, o PIB per capita e os rendimentos dos Presidentes.

Presidentes que recebem menos

O Presidente que ganha menos é o da Eslovénia, que recebe quase tanto quanto um funcionário público do país. Os 44.701 euros anuais brutos são apenas 3% superior ao salário médio anual no país (43.342 euros). Por hora, este Presidente custa aos contribuintes 23,41 euros.

Em segundo lugar, a Ucrânia. Zelensky teve um salário bruto anual de 8.134 euros em 2023, o que faz dele o segundo Presidente "mais mal pago". Na verdade, tem o salário mais baixo entre os chefes de Estado da Europa, no entanto, fica em segundo lugar quando comparado com o salário da população.

O Presidente da Sérvia aparece em terceiro lugar dos que menos recebem. Por ano, ganha 20.564 euros brutos, enquanto o salário médio no país é de 12.258 euros.

Lituânia e Montenegro completam o "top 5" dos Presidentes a ganhar menos. Com a população a receber 28.482 euros por ano, o da Lituânia recebe 75.056 euros. Já o Presidente de Montenegro recebe 23.166 euros anuais, enquanto os contribuintes ganham em média 11.339 euros.

Presidentes que recebem mais

Os Presidentes com ordenados mais altos são os da Bulgária, Eslováquia, Irlanda, Chipre e Suíça.

Em primeiro lugar, o da Bulgária: 124,659 euros anuais, 10 vezes mais do que o salário médio do país.

Embora significativamente mais rica do que a Bulgária, a Eslováquia paga ao Presidente 7,78 salários médios, o que faz dele o segundo mais rico da Europa. O rendimento bruto para as funções de chefe de Estado é estimado em 187.587 euros por ano.

O da Irlanda leva o "bronze". O Presidente ganha 6,91 vezes mais do que os funcionários, totalizando 331.470 euros por ano. O PIB per capita é o mais alto de todos os países europeus avaliados.

O Chipre a Suíça fecham o "top 5" dos Presidentes "mais ricos" da Europa.

Aqui chegados, encontramos o Presidente Marcelo que na tabela surge em 8.º lugar.

A lista completa:

Últimas