Mundo

Estados Unidos confirmam ter afundado embarcação com "ajuda iraniana letal" para Houthis

Na semana passada, o Reino Unido e os Estados Unidos bombardearam instalações militares dos Houthis no Iémen em resposta aos ataques a navios no Mar Vermelho, desencadeados devido ao conflito na Faixa de Gaza.

SIC Notícias

Lusa

Os Estados Unidos da América confirmaram esta terça-feira ter afundado no passado dia 11 de janeiro uma embarcação sem bandeira procedente do Irão que transportava "ilegalmente ajuda letal" para os rebeldes iemenitas xiitas Houthis em águas internacionais do Mar Arábico.

Dois fuzileiros navais norte-americanos desapareceram durante as manobras de abordagem.

"Estamos a efetuar uma busca minuciosa dos nossos companheiros desaparecidos", afirmou o general Michael Erik Kurilla, comandante do CENTCOM, no mesmo comunicado.

O 'dhow' foi considerado "inseguro e afundado pelas forças da Marinha dos Estados Unidos", indicou a mesma fonte.

"O destino dos 14 membros da tripulação do 'dhow' está a ser determinado de acordo com o direito internacional", referiu o mesmo comunicado, sem dar mais pormenores.

Até ao momento, não houve qualquer reação por parte do Irão ou das forças Houthis.

"É evidente que o Irão continua a enviar ajuda letal avançada aos Houthis. Este é mais um exemplo de como o Irão semeia ativamente a instabilidade em toda a região", disse Kurilla.

Nos últimos meses, os rebeldes xiitas iemenitas lançaram operações contra vários navios de carga (israelitas ou com ligações a Israel) em retaliação pelo conflito na Faixa de Gaza, levando várias companhias de navegação a redirecionar os seus navios para evitar o Mar Vermelho.

Na semana passada, o Reino Unido e os Estados Unidos bombardearam instalações militares dos Houthis no Iémen em resposta aos ataques a navios no Mar Vermelho.

Últimas